Medeiros aponta 'excesso de garantias' da Justiça como uma das causas do aumento da violência

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/09/2017, 18h32

Em pronunciamento nesta segunda-feira (18), o senador José Medeiros (Pode-MT) destacou o aumento da violência e do número de policiais assassinados no Brasil. Além das crises política e econômica que o país tem enfrentado, a criminalidade parece ter saído do controle, com estatísticas que têm deixado a sociedade perplexa e desanimada, disse o senador.

José Medeiros afirmou que, em situações de guerra civil, os dois lados do combate se acham armados, mesmo que um deles tenha maior poder de armamento e, o outro, menor. No caso da violência no Brasil, disse, os bandidos estão equipados, enquanto a população está indefesa.

O parlamentar credita este aumento da criminalidade ao excesso de garantias concedidas pela Justiça, o que geraria sensação de impunidade.

— É realmente o poste fazendo xixi no cachorro. E, nesse meio tudo, o cidadão assiste e fica perplexo. Crimes pavorosos, assassinatos, roubos, latrocínios, estupros se avolumam como nunca antes, explodindo uma sensação nada ilusória de uma guerra civil instalada em nosso território.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)