Gleisi Hoffmann questiona uso da delação premiada como base das investigações da Lava Jato

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/09/2017, 17h31

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) questionou o uso da delação premiada como base para as investigações da Operação Lava Jato. De acordo com ela, as recentes notícias envolvendo a delação de Joesley Batista mostram possíveis irregularidades neste processo.

A parlamentar lembrou que, segundo denúncias, um procurador teria mediado a delação do empresário do grupo JBS. Depois disso esse mesmo procurador se desligou do Ministério Público e foi trabalhar no escritório de advocacia que defende os irmãos Batista.

Ao questionar se ilegalidades parecidas não podem ter ocorrido em outras delações, como a do ex-senador Delcídio do Amaral, Gleisi criticou o fato de o ex-presidente Lula ter sido novamente intimado a depor nesta quarta-feira (13). Afirmou não haver provas concretas do envolvimento dele na compra de um terreno para o Instituto Lula.

— Isso está chegando ao limite. Ao insuportável. É para fazer a averiguação? Sem problema nenhum. Pega-se o instituto da delação premiada, mas quem falar tem que apresentar provas. Se aquele terreno é do presidente. Se aquele terreno foi comprado para dar ao presidente, prove-se isso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)