Acir Gurgacz pede investimentos em infraestrutura para escoar produção agrícola

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/09/2017, 18h07

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) manifestou nesta terça-feira (12) em Plenário preocupação com a infraestrutura para o escoamento da produção agrícola. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentados pelo senador, o PIB agropecuário deverá crescer 10,9% em 2017.

Os prognósticos apontam ainda uma safra de 288 milhões de toneladas de grãos para 2026 e 2027, um crescimento de 24% em relação à atual. Já a produção de carnes bovina, suína e de aves deverá crescer em 7,5 milhões de toneladas, ou seja, 28% a mais do que hoje.

Para o senador, enquanto a produção cresce, a infraestrutura não acompanha o ritmo. Em Rondônia, a hidrovia do Madeira está prejudicada pela paralisação nas obras de dragagem do rio. Os outros modais também apresentam falhas. Segundo Acir Gurgacz, ou o governo investe o necessário ou concede para a iniciativa privada.

— Nós temos ainda a nossa BR 364, que está sendo restaurada nesse momento, mas nós precisamos da [sua] duplicação. Da mesma forma, a nossa ferrovia que tem que chegar a Porto Velho ou tem que iniciar em Porto Velho para interligar com a malha ferroviária brasileira ainda continua patinando em seus projetos. É uma obra da maior importância para o nosso país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)