Reunião do Parlamento do Mercosul é cancelada

Da Redação | 29/08/2017, 16h00

A reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul), prevista para a tarde desta terça-feira (29), foi cancelada por falta de quórum. Na pauta da reunião, além de questões de expediente, havia três matérias. A primeira (MSG 262/2016) trata do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Estado da Palestina, celebrado em Montevidéu, em dezembro de 2011.

Outro projeto (PDS 1/2016) estabelece critérios para a apreciação pelo Congresso Nacional de protocolos de adesão ao Mercosul. Do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o projeto exige um relatório dos impactos positivos e negativos da adesão do novo membro ao bloco, tanto do ponto de vista econômico e social como político. Haverá também uma exigência do cumprimento pelo Estado aderente dos compromissos democráticos do Mercosul.

O terceiro projeto (PLS 340/2016) isenta do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), por até cinco anos, os automóveis de passageiros de fabricação nacional acionados por pelo menos um motor elétrico, podendo ser à bateria ou híbridos, cujas baterias também possam ser recarregadas a partir de uma tomada.

O projeto, do senador Telmário Mota (PDT-RR), garante o crédito do IPI ao imposto pago no desembaraço aduaneiro referente a automóvel de passageiros originário de países integrantes do Mercosul — por isso a análise do projeto pela representação parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)