CAE sabatina dois indicados para diretoria do Banco Central

Da Redação | 25/08/2017, 18h38

Dois indicados pela Presidência da República para a diretoria do Banco Central (BC), Paulo Sérgio Neves de Souza e Maurício Costa de Moura, serão sabatinados pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (29), às 10h.

Chefe do Departamento de Supervisão Bancária da Diretoria de Fiscalização do Banco Central desde 2015, Paulo Sérgio ingressou no BC em 1998. Anteriormente, trabalhou no Banco do Brasil por quase 13 anos.

Já Maurício Costa de Moura é chefe de gabinete do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn. Está no BC desde 2009 e já passou por diversas áreas da instituição.

O Banco Central do Brasil foi criado em 31 de dezembro de 1964. Sua diretoria é composta por um presidente e oito diretores, que são livremente nomeados pelo presidente da República, mas dependem de aprovação pelo Senado Federal.

O BC é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Fazenda. Sua missão é assegurar a estabilidade do poder de compra da moeda por meio do controle da inflação. Além da estabilidade de preços, suas atividades envolvem prioridade para a estabilidade financeira do país. O BC é responsável por executar as orientações do Conselho Monetário Nacional (CMN).

Além disso, conduz as políticas monetária, cambial, de crédito, e de relações financeiras com o exterior; a regulação e a supervisão do Sistema Financeiro Nacional (SFN); a administração do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) e os serviços do meio circulante.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)