Raupp elogia Embrapa pelo desenvolvimento de defensivo agrícola natural

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/08/2017, 18h55

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) elogiou nesta segunda-feira (21) o trabalho da Embrapa no desenvolvimento de um defensivo agrícola natural capaz de combater os nematoides, pragas que provocam grandes prejuízos ao setor.

Ele observou que os nematoides atacam as raízes da soja e do algodoeiro e geram perdas bilionárias todo ano. E esse defensivo da Embrapa é elaborado a partir de resíduos de plantas usadas na produção de biocombustíveis.

Assim, segundo ele, além de evitar perdas econômicas, o controle biológico de pragas por meio de defensivos verdes, como esse desenvolvido pela Embrapa, também reduz os impactos que o agronegócio produz no meio ambiente e atende às pessoas que desejam adquirir produtos livres de pesticidas ao longo da cadeia produtiva.

— A estimativa do valor bruto da produção agropecuária do estado de Rondônia, em 2017, é de R$ 8,5 bilhões, o maior dos últimos nove anos. Na safra atual, o café volta a ser o principal produto agrícola do estado em valor, com 34%, seguido pela soja, com 30%, e o milho, com 18 % do valor total da lavoura. Esses números, por si mesmos, demonstram o impacto que essa nova tecnologia pode ter para os produtores de Rondônia — afirmou.

Associada a esse defensivo está a pesquisa em nanotecnologia que permite que o produtor aplique, de forma correta e eficiente, esses produtos no processo de controle de pragas, acrescentou Valdir Raupp.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)