Acir Gurgacz elogia desempenho de cooperativas de crédito

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/08/2017, 15h52

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) destacou o melhor desempenho das cooperativas de crédito em Rondônia, quando comparadas às instituições tradicionais, como os bancos.

Segundo o senador, enquanto bancos, como o Banco do Brasil, decidem fechar agências em pequenos municípios, as cooperativas de crédito estão presentes em todas as cidades rondonienses.

A explicação para o sucesso é simples, disse o senador. Na opinião dele, em tempos de crise, somente com a ajuda mútua, principal característica das cooperativas, as pessoas conseguem melhor enfrentar as dificuldades.

Acir Gurgacz lembrou que, além das de crédito, as cooperativas rurais, de transporte, serviços, saúde e educação estão presentes em Rondônia.

— Rondônia já conta com 116 cooperativas registradas na Organização das Cooperativas do Brasil e tem cerca de 150 mil cooperados. Essas cooperativas já movimentam cerca de 20% do Produto Interno Bruto de Rondônia e, com certeza, estão contribuindo de forma decisiva para o desempenho da nossa economia, que tem crescido, em média, 5% ao ano, nos últimos 10 anos.

O senador Acir Gurgacz aproveitou para defender a aprovação do projeto que cria a lei geral do cooperativismo, com o objetivo de fortalecer o setor, especialmente as cooperativas ligadas à agroindústria.

A proposta já foi aprovada pelo Senado, mas aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)