Participantes de audiência defendem Universidade Latino-Americana

Da Redação | 16/08/2017, 18h23

Participantes de audiência pública promovida pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, nesta quarta-feira (16), ressaltaram a importância da manutenção da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

A instituição, criada em 2010, funciona em Foz do Iguaçu (PR). Sua missão institucional é a de formar recursos humanos aptos a contribuir para a integração latino-americana, o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercosul.

Gustavo Oliveira, reitor pró-tempore da Universidade, ressaltou que a Unila recebe estudantes de 20 nacionalidades e que as aulas são ministradas em português e espanhol, de modo a favorecer o surgimento de um ambiente de integração.

- Nossa missão institucional é construir a integração a partir da integração dos povos por meio de políticas educacionais – disse.

Representando o Ministério das Relações Exteriores, Gustavo Baptista Barbosa, destacou que a Unila promove uma imagem favorável do Brasil como um país capaz de oferecer informação de qualidade e atuar como polo regional e global de atração de estudantes.

- Ela nos ajuda a difundir o português e a cultura brasileira promovendo diálogo e compreensão da diversidade regional. Ela aprofunda os laços de cooperação com os países vizinhos, especialmente do Mercosul, o que se traduz em ganhos em termos de desenvolvimento econômico e social da região e do país – disse.

Representando a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, a Professora Nara Maria Pimentel, destacou a preocupação do órgão em promover a internacionalização do ensino superior. Ela disse que que o ministério tem como desafio viabilizar o financiamento da internacionalização por meio de políticas estruturantes desatreladas de governo; acompanhar as ações destas universidades e fomentar a inovação pedagógica e tecnológica.

Adesão da Bolívia ao Mercosul

Na mesma reunião, a representação brasileira no Parlamento do Mercosul também aprovou o texto do Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul. O texto foi assinado em 17 de julho de 2015, durante reunião de cúpula realizada em Brasília.

Segundo o protocolo, a Bolívia terá quatro anos, a partir da sua data da entrada em vigência do protocolo, para adotar a Nomenclatura Comum do Mercosul, a Tarifa Externa Comum e o Regime de Origem do Mercosul. A matéria foi relatada pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que destacou a importância da adesão.

- Podemos afirmar com segurança que a adesão da Bolívia ao Mercosul constitui passo de grande importância para a consolidação do processo de integração sul americana bem como para afirmação dos interesses nacionais do Brasil na America do Sul – disse Fátima Bezerra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)