Senado aprova indicação da nova embaixadora do Brasil em Gana

Da Redação | 08/08/2017, 17h39

Foi aprovada nesta terça-feira (8) a indicação da diplomata Maria Elisa Teófilo de Luna para o cargo de embaixadora do Brasil em Gana.

Maria Elisa nasceu no Rio de Janeiro, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ingressou na carreira diplomática em 1980. Ao longo dos 37 anos como diplomata desempenhou funções de destaque como a de cônsul-adjunto nos consulados na Itália e no Paraguai. Também foi assessora internacional do Ministério da Agricultura e do Abastecimento (MAPA) e cônsul-geral no Canadá.

Ao ser sabatinada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), em julho, a diplomata afirmou aos senadores que o continente africano é percebido hoje como "a última fronteira do capitalismo", e defendeu que o Brasil precisa ampliar de maneira mais efetiva os laços com aquele continente.

Relações Brasil-Gana

Brasil e Gana mantêm relações diplomáticas desde 1960. De 2006 a 2015, o comércio bilateral de bens entre os dois países sofreu decréscimo de 0,6%, mas manteve o tradicional saldo favorável para o Brasil.

Os principais produtos exportados do Brasil para Gana, em 2015, foram açúcar; móveis, partes de móveis e construções pré-fabricadas; carnes e miudezas comestíveis; e máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos. Quanto às importações de Gana, o cacau bruto representou 99% do total das aquisições brasileiras em 2015. Além do cacau, as aquisições de cobre e manufaturas de cobre detêm participação de 0,6%.

No campo de investimentos, além da atuação de grandes construtoras brasileiras, há a presença de empresas brasileiras no setor de agricultura, com destaque para a Usibras e Brazil Agrobusiness. Atualmente, estima-se que 94 brasileiros vivam em Gana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)