Pedro Chaves lamenta dados da violência contra mulher no país

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/08/2017, 18h06

O senador Pedro Chaves (PSC-MS) lamentou os índices de violência contra a mulher no Brasil, classificada por ele como uma “patologia social” que deve ser combatida de todas as formas. Citando dados do Atlas da Violência 2016 e da Organização Mundial da Saúde (OMS), ele lembrou que cerca de treze mulheres são assassinadas por dia no Brasil, e o país está em quinto lugar em taxa de homicídios de mulheres.

Pedro Chaves chamou atenção para os avanços na legislação, como a Lei Maria da Penha e a classificação do feminicídio como crime hediondo, mas os índices de violência continuam “assustadores” e as fontes de estatísticas sobre esses crimes são escassas e fragmentadas. O senador sul-matogrossense espera que o combate à violência contra a mulher não se afaste do foco das discussões parlamentares diante da gravidade e da urgência do problema.

— Que todas as autoridades envolvidas – Executivo, Legislativo e Judiciário – continuem lutando para que essa violência possa cessar ou, pelo menos, minimizar, e com afinco de eliminar essa covardia absurda que é a violência contra a mulher e o feminicídio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)