Ângela Portela: reforma da Previdência quer sucatear a seguridade pública

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/08/2017, 15h43

A senadora Ângela Portela (PDT-RR) afirmou, em pronunciamento, que, após a compra de votos para salvar o presidente Michel Temer de responder à denúncia de corrupção no Supremo tribunal Federal (STF), o próximo passo é uma ofensiva do governo pela aprovação de reformas que, segundo ela, diminuem as conquistas dos trabalhadores.

Para a senadora, com o placar da rejeição da denúncia, o governo sabe que não será fácil ter os votos necessários para aprovar a reforma da Previdência. Por se tratar de uma Proposta de Emenda à Constituição, a reforma precisa de 308 deputados favoráveis em dois turnos de votação para passar.

Segundo Ângela, parlamentares que apoiam o governo estão cientes de que a reforma precisa sofrer modificações para ser aprovada. Ainda assim, o objetivo principal é privatizar o sistema de seguridade social no Brasil, acrescentou.

— O que se pretende é sucatear o sistema publico de seguridade que começou a ser criado há mais de 70 anos e se consolidou na Constituição de 88. É um sistema orientado pelos princípios de solidariedade e da universalidade para amparar financeiramente os trabalhadores e trabalhadoras, bem como seus familiares, substituindo sua remuneração quando se encontrarem em situação de risco ou vulnerabilidade social — comentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)