Roberto Requião diz que intenção do Brasil de entrar na OCDE é 'jequice'

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/08/2017, 19h07

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou a condução da política externa brasileira. Em sua opinião, o país abriu mão do protagonismo entre os países em desenvolvimento e cedeu ao “complexo de vira-lata” diante dos países ricos. Requião classificou como “jequice” do presidente Michel Temer a intenção de fazer o Brasil aderir à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que reúne os países mais ricos do mundo.

O senador lembrou que o Brasil sempre relutou em ingressar na OCDE,  acrescentando que, em sua trajetória, a organização estimulou dissidentes no mundo comunista e combateu movimentos de libertação nacional em países subdesenvolvidos.

- Ruído o muro [de Berlim, símbolo, da guerra fria] a OCDE adapta-se e deixa a luta anticomunista de lado para se concentrar na defesa da economia de mercado e da tal democracia representativa, desde que essa tal democracia representativa, é claro, representasse os interesses do capital financeiro - afirmou o senador.

Roberto Requião disse que o governo Temer é rejeitado pelo povo brasileiro, mas quer "as bênçãos” dos países ricos às reformas trabalhista e previdenciária.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)