Lasier pede urgência para projeto que acaba com sigilo nas operações do BNDES

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/08/2017, 18h58

O senador Lasier Martins (PSD-RS) pediu a votação de requerimento de urgência, apresentado por ele, para a análise do projeto de lei (PLS 7/2016) de sua autoria que acaba com o sigilo bancário nas operações de financiamento do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O senador disse que o banco deveria ser um indutor de desenvolvimento econômico, mas nos últimos anos foi desviado de suas verdadeiras finalidades.

Lasier Martins afirmou que o BNDES concentrou investimentos em grandes empresas que têm dificuldade para pagar suas dívidas, e também fez empréstimos expressivos para obras no exterior sem fiscalização dos órgãos competentes.

Para Lasier Martins, esta realidade, a qual denominou de “orgia de financiamentos”, deriva de afinidades ideológicas com governos estrangeiros, e o sigilo em torno dos contratos serve para ocultar negócios escusos com empreiteiras.

- É por isso que queremos fazer cessar o sigilo nas operações desse banco que deveria servir ao Brasil, mas que hoje mais se serve do dinheiro público do que serve ao país - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)