Cristovam lamenta crise orçamentária na ciência e tecnologia

Da Redação e Da Rádio Senado | 01/08/2017, 21h00

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), disse estar preocupado com o futuro da ciência e tecnologia no país, em decorrência da crise que atinge as contas do governo.

Em pronunciamento nesta terça-feira (1º), ele afirmou que recebeu cópia de documentos em que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) pedem que o governo desbloqueie os recursos do orçamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão que tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. A intenção das entidades é dar continuidade às atividades de pesquisa no país.

Cristovam reconheceu a pertinência dos pedidos, mas alertou que, num momento de crise e falta de dinheiro, é preciso cortar gastos num setor para que outro possa receber dinheiro ou ter o seu orçamento elevado.

— E não é muito o que se precisa para resolver a crise das universidades e da ciência e tecnologia. Obviamente, sentando com essas comunidades e dizendo que elas também têm que entender que existem vazamentos de dinheiro na comunidade acadêmica, vazamentos de dinheiro na comunidade científica e tecnológica. É possível reduzir certos gastos, mas é preciso, mesmo assim, mais recursos. Não é possível deixar fechar universidades, não é possível deixar interromper pesquisas — disse.

Cristovam Buarque lembrou que a atual situação fiscal é culpa dos governos anteriores, que não souberam definir prioridades e distribuíram dinheiro para diversas corporações, sem olhar para o todo.

Já o atual governo, segundo o senador, também não sabe definir prioridades e, ainda, gasta dinheiro para impedir que os deputados federais votem pela continuidade da tramitação da denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República, contra Michel Temer, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)