Eunício comemora renegociação para produtores afetados pela seca no Nordeste

Da Redação | 25/07/2017, 19h38

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, comemorou, nesta terça-feira (25), a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que amplia a possibilidade de renegociação de dívidas de agricultores que tiveram prejuízo com a seca nos últimos cinco anos.

- A renegociação da dívida representa a esperança para mais de 1,5 milhão de produtores que viram suas vidas e suas economias sacrificadas pela seca. Só no meu Ceará serão mais de 300 mil famílias beneficiadas, destacou.

Eunício Oliveira tem participado ativamente da discussão política que viabilizou a publicação da resolução do CMN.

— Essa não é a primeira, essa é a quinta renegociação que a gente consegue com o governo federal durante todos esses anos para ajudar os nossos irmãos tão sofridos. Estou muito feliz por ter participado mais uma vez desta luta, acrescentou o presidente do Senado.

Em maio, o CMN havia autorizado a renegociação das dívidas relativas ao crédito rural para agricultores de toda a área de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) – que inclui todos os estados nordestinos e a porção norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Na ocasião, foi liberada a renegociação de débitos que venceriam a partir de janeiro de 2016.

Agora, o conselho ampliou a possibilidade de renegociação também para as dívidas que venceram entre 2012 e 2015. Dessa forma, a autorização passa a cobrir dívidas vencidas ao longo de todo o período recente de seca, que é considerado o maior dos últimos 100 anos na Região Nordeste. A resolução foi publicada nesta terça-feira.

A renegociação das dívidas de produtores rurais adquiridas entre 2012 e 2017 foi um dos temas do encontro do senador Eunício Oliveira com representantes da bancada parlamentar do agronegócio em junho.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)