Dezembro pode ser o mês dedicado à luta contra a Aids

Da Redação | 24/07/2017, 12h03

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é 1º de dezembro, mas o mês inteiro pode ser dedicado a atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. É o que prevê o projeto de Lei da Câmara 60/2017 ao propor a criação do "Dezembro Vermelho".

A proposta prevê a iluminação de prédios públicos com luz vermelha, a realização de palestras e atividades educativas, a veiculação de campanhas na mídia e a promoção de eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças.

Os eventos do Dezembro Vermelho, de acordo com o projeto, devem ser realizados em parcerias entre o Poder Público e organizações nacionais e internacionais que atuam na área, obedecendo às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento dessas enfermidades.

O projeto, já aprovado na Câmara, está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP) é a relatora da proposta.

Outros movimentos

Durante o ano, o prédio do Congresso recebe iluminação especial em apoio a movimentos como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, para a prevenção do câncer de mama e de próstata, respectivamente. E em março deste ano, os parlamentares aprovaram o projeto que torna Agosto o Mês do Aleitamento Materno, quando o Congresso vai ser iluminado com a cor dourada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)