Humberto Costa acusa Moro de condenar Lula por razões políticas

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/07/2017, 16h55

O senador Humberto Costa (PT-PE) acusou o juiz federal Sérgio Moro de condenar o ex-presidente Lula a nove anos e seis meses de prisão por razões "exclusivamente políticas" e "sem uma única prova". O senador disse que o triplex localizado em Guarujá (SP), que segundo a sentença foi objeto de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, não é de propriedade de Lula, mas da construtora OAS, estando hipotecado na Caixa.

Humberto Costa disse ainda que a sentença de Moro, responsável pela Operação Lava Jato em primeira instância, foi tomada há muito tempo e tem objetivo de tentar impedir que Lula seja candidato à Presidência da República em 2018.

O senador afirmou também que não foi a primeira vez que Moro age com "viés político". Para ele, o juiz federal foi um dos responsáveis pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff, em 2016.

— Nós aqui queremos denunciar o caráter político dessa decisão. Nós aqui queremos reafirmar que o presidente Lula é absolutamente inocente. Que o presidente Lula à frente do governo federal jamais auferiu qualquer benefício para si próprio, para a sua família ou para quem quer que seja.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)