Plano para avaliar pesquisa agropecuária será analisado na CRA

Da Redação | 10/07/2017, 11h47

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) reúne-se na quarta-feira (12), a partir das 14h. Na primeira parte da reunião, os senadores votarão o plano de trabalho para avaliação e acompanhamento da política de pesquisa agropecuária no Brasil. Pelo Regimento Interno do Senado, as comissões permanentes devem escolher uma política pública para avaliar anualmente.

O plano de trabalho apresentado pela relatora Ana Amélia (PP-RS) prevê a realização de cinco audiências públicas para debater o tema. Serão convidados para os encontros representantes dos seguintes órgãos: ministérios da Agricultura, da Educação e de Ciência e Tecnologia; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de Campinas (Unicamp), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e organizações de trabalhadores e de cooperativas, entre outros.

Também deverão ser requisitadas informações ao Ministério da Agricultura, à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário, ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Ministério da Educação. A relatora afirma que a apresentação e a votação do relatório final devem ocorrer em novembro.

Na segunda parte da reunião da quarta (12), os senadores votam nove requerimentos, todos relativos à realização das audiências públicas e a pedidos de informações previstas no plano de trabalho.

O presidente da CRA é o senador Ivo Cassol (PP-RO) e o vice-presidente é o senador Valdir Raupp (PMDB-RO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)