Alvaro Dias diz que governo Temer não conseguirá fazer as reformas

Da TV Senado | 06/07/2017, 07h53

O entrevistado desta semana no Salão Nobre é o senador Alvaro Dias, líder do Podemos (Pode) no Senado.  O Podemos, ex-PTN, que não tinha representação na casa, passa a ter dois senadores: Álvaro e Romário (RJ), que era do PSB.

— Começamos com dois, mas poderemos ter três ou quatro —, afirma o líder, que ainda está negociando novas filiações.

Em maio deste ano, o PTN conseguiu autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para mudar para “Podemos”, nome inspirado no slogan de campanha de Barack Obama “Yes, we can”. O senador Álvaro Dias explica, porém, que a inspiração ideológica vem dos chamados “partidos-movimento” europeus, que não se identificam com as tradicionais classificações de esquerda ou direita.

— O que se busca é aproveitar boas ideias da esquerda e da direita, somá-las e avançar, porque causas prioritárias mudam e nós temos que mudar também.

O líder informou que o Podemos vai procurar fazer parte de um bloco para manter a participação dos senadores que se filiarem ao partido nas comissões da casa. Mas o partido não fará parte da base do governo e vai adotar posição independente.

— Isso não significa ficar em cima do muro. A posição de oposição é complexa, porque pode se misturar ao posicionamento do PT, o que não é nosso desejo.

No caso das reformas, o Podemos vai liberar a bancada, mas o senador Alvaro Dias não acredita que a reforma da Previdência vai passar pela Câmara no governo Temer. Na reforma trabalhista a avaliação é diferente.

— Temer está recuando. Num novo governo, ela terá que ser rediscutida, porque do jeito que está, não atenderá às expectativas do capital nem do trabalho —, disse o líder.

Quanto à reforma política, ele defende que se aprove o que for possível agora, mas acredita que a verdadeira reforma só virá com um novo governo eleito.

Programa

O Salão Nobre é o novo programa de entrevistas da TV Senado, semanal, com estreia às quintas-feiras, que discute temas de relevância nacional com líderes partidários, presidentes das comissões, autores e relatores dos projetos. O programa leva o nome do local onde é gravado, no Museu do Senado, também conhecido como Salão Nobre. O cenário tem duas obras de ícones do modernismo brasileiro: o painel de Athos Bulcão e a estátua de Alfredo Ceschiatti. O programa será difundido na TV Senado, no canal da TV no Youtube e na Rádio Senado. Conta ainda com produtos específicos para Facebook e Twitter.

COMO ASSISTIR

Salão Nobre com Álvaro Dias

Dia e horário: Quinta (6), às 19h30

Como sintonizar: TV aberta, TV digital, antena parabólica, TV por assinatura

Pela internet: O programa está disponível na página da TV Senado (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)