Raimundo Lira é o novo lider do PMDB

Da Redação | 04/07/2017, 21h00

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) é o novo líder do PMDB no Senado. Ele foi eleito por unanimidade nesta terça-feira (4), em reunião do partido. Raimundo Lira assume após o antigo líder do partido, Renan Calheiros (PMDB-AL), fazer duras críticas à condução das reformas propostas pelo governo e deixar o posto. Para Lira, sua missão é representar a maioria dos integrantes, mas sem deixar de levar em conta o que diz a minoria.

— Nós temos que ter sempre a convicção de que nós não vamos liderar uma bancada com pensamento único. São 22 senadores cada um tem a sua ideia, o seu pensamento, o seu direcionamento. O nosso objetivo é harmonizar a bancada no sentido de sempre, em todos os momentos, refletir a maioria, mas sem deixar de levar em consideração, também, aquelas linhas de pensamento divergentes.

Para Lira, a responsabilidade é grande, já que foi eleito por unanimidade. Um dos desafios à frente é a votação da Reforma Trabalhista, marcada para a próxima terça-feira (11). Apesar de não ter, ainda, uma previsão de quantos senadores vão votar a favor do texto, o novo líder diz que a maioria do partido é favorável e que esta é a posição que vai ser expressa pela liderança.

— Eu acho que o nome que sistematize a variedade de correntes do PMDB pode muito bem cumprir esse papel, que é relevante no Brasil, na democracia — disse o ex-lider Renan Calheiros, que apoiou a indicação de Lira.

Para o presidente do partido, Romero Jucá, a decisão unânime mostra a força e unidade da bancada. O novo líder, afirmou, é um político experiente, preparado e com base técnica para conduzir a bancada neste momento de mudanças por que o país está passando.

— Nós vamos, a partir de amanhã, com o novo líder, encaminhas votações, tratar de assuntos nas comissões, exatamente para que possamos fazer a diferença. Eu estou muito feliz, como presidente do partido, de ver a maturidade da bancada e verificar que nós estamos dando um passo importante, também, no sentido de preparar o trabalho deste ano e o trabalho do próximo ano, com as eleições de 2018 — comemorou Jucá.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)