Lindbergh Farias defende que governo mude texto da reforma trabalhista

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/06/2017, 17h22

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou que o Senado precisa se dar ao respeito e modificar o texto da reforma trabalhista (PLC 38/2017). Para ele, não se pode ter medo de voltar o projeto para a Câmara dos Deputados.

Segundo o senador, o objetivo dos senadores governistas é aprovar a reforma para dar um recado ao mercado que Michel Temer ainda tem capacidade de aprovar as reformas, mesmo sendo alvo de denúncia por corrupção passiva. Lindbergh afirmou que a reforma trabalhista atende apenas aos interesses de grandes empresários que querem reduzir os custos com os trabalhadores para ampliar suas margens de lucro.

Ele criticou diversos pontos da reforma que, em sua opinião, apresenta um novo cardápio de contratos precários que prejudicam a maioria da população. O senador concentrou suas críticas ao ponto da Reforma Trabalhista que trata do trabalho intermitente.

— Isso aqui é o seguinte: o trabalhador fica a espera do patrão, o patrão diz “olha vou precisar de você pra trabalhar amanhã das 20h às 0h, no outro dia, eu quero que você trabalhe de 8h às 10h”. E você passa a pagar por hora. Até o salário mínimo porque o salário mínimo é uma conquista do trabalhador que está na constituição. Acabou o salário mínimo! Você pode receber meio salário mínimo, você volta a pagar por hora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)