Gleisi critica reforma trabalhista e aponta agravamento da situação de Temer

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/06/2017, 18h06

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) lamentou nesta quarta-feira (28) em Plenário que o Senado esteja discutindo a reforma trabalhista (PLC 38/2017) no momento em que deveria se concentrar em saídas para a crise política. Ela destacou que a questão se agravou com a denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, encaminhada pela Procuradoria Geral da República ao Supremo Tribunal Federal.

— E com discursos enfáticos de que isso é pela modernidade e de que nós temos muitos problemas hoje em relação aos trabalhadores, que é a legislação trabalhista, que é a Justiça do Trabalho que impede que os trabalhadores ganhem mais, que impede que os trabalhadores fiquem melhores e que, por isso, os trabalhadores vão para fora do Brasil. Isso é balela — criticou.

Gleisi Hoffmann disse que a desigualdade na sociedade brasileira se reflete no mercado, em que 70% dos trabalhadores formais recebem até dois salários mínimos, enquanto apenas 0,9% fica com mais de dez.

E somente com medidas de estímulo à economia é que será possível mudar esse cenário e gerar mais postos de trabalho, disse a senadora. Ela acrescentou, porém, que isso não vai ser nada fácil, por causa da dificuldade aos investimentos públicos imposta pela emenda à Constituição que limita os gastos do governo em setores essenciais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)