Fátima Bezerra comemora retomada de transposição do Rio São Francisco

Da Redação | 21/06/2017, 14h34

Em pronunciamento no Plenário, nesta quarta-feira (21), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) comemorou a assinatura da ordem de serviço que pode significar a retomada das obras da transposição do Rio São Francisco.

As obras da transposição estavam paralisadas, por decisão da Justiça, no trecho entre os municípios de Terra Nova, no Pernambuco, e Jati, no Ceará. Com esse impedimento, a integração das águas não poderia chegar ao Rio Grande do Norte, já que os ramais que contemplam o estado dependem da conclusão do eixo norte. Fátima disse que recebeu “com alegria” a decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a decisão que impedia as obras.

— Superado o impasse judicial, o momento agora é de exigir do governo federal os recursos para a conclusão da obra — declarou Fátima.

A senadora também registrou a participação da Caravana das Águas, uma articulação entre a classe política, igrejas e entidades da sociedade civil, na defesa da transposição do Velho Chico. Ela ainda destacou a importância do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para o Nordeste e para o Brasil. Segundo Fátima, foi a "ousadia de Lula" que permitiu que o projeto da transposição se tornasse realidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)