Armando Monteiro defende a revitalização da indústria naval

Da Redação e Da Rádio Senado | 21/06/2017, 18h21

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) lamentou nesta quarta-feira (21) a decadência da indústria naval no Brasil, que já registra cerca de 50 mil desempregados. O parlamentar informou que a indústria voltada para a construção de plataformas, navios offshore e grandes petroleiros, que nasceram para atender às demandas da Petrobras, está com os últimos projetos em fase final de construção e também deve entrar na lista de estabelecimentos paralisados.

Segundo Armando Monteiro, o setor, que já chegou a gerar 80 mil empregos diretos, foi prejudicado pela queda do preço do petróleo e pelos efeitos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, sobre a Petrobras. Para revitalizar o setor, Armando Monteiro defendeu a adoção de um plano estrutural que envolva uma política de metas de produtividade com caráter temporário, para a obtenção de resultados.

— Além disso, é preciso fomentar a competitividade desse setor, inclusive para permitir que ele aumente as exportações, buscando novas áreas de atuação, com o aumento de participação e parcerias com investidores internacionais, que já demonstraram interesse em atuar no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)