Eunício pede a Cármen Lúcia continuidade de obras para sanar crise hídrica no Ceará

Da Redação | 13/06/2017, 19h02

Na tarde desta quarta-feira (13), o presidente do Senado, Eunício Oliveira, participou de reunião com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, para pedir apoio na continuidade das obras de transposição do Rio São Francisco, paradas há pelo menos um ano por irregularidades da empresa contratada. De acordo com o senador, o objetivo é sanar a crise hídrica no Ceará.

Segundo Eunício, o grande problema da continuidade das obras é a interligação dos canais do Ceará, Paraíba e do Rio Grande do Norte. O presidente do Senado disse que sem a conclusão das obras do canal do Ceará, os demais estados ficarão desabastecidos.

— A empresa originariamente responsável pelas obras faliu. Foi feita uma nova licitação, as empresas vencidas recorreram à Justiça e acabaram perdendo a ação, recentemente conseguiram uma liminar que paralisou toda obra. Essa medida é preocupante porque vai matar de sede cerca de oito milhões de cearenses — afirmou Eunício.

O presidente do Senado informou que o Açude de Castanhão, responsável por abastecer a região metropolitana de Fortaleza, está abaixo do limite considerado normal para o abastecimento e há a preocupação de que a água do reservatório dure somente até dezembro. De acordo com Eunício, a conclusão da obra de transposição amenizará a situação.

— O Açude do Castanhão, que tem capacidade de armazenamento de 6,7 bilhões de metros³ de água, hoje tem apenas 300 milhões, o que nos obriga a bombear água do fundo do açude. E os canais já não suportam mais operar com um limite tão baixo — lamentou.

Eunício disse ainda que a presidente do STF, ministra Carmem Lucia, garantiu que ouvirá o Ministério Público da União, para só então emitir uma decisão sobre o assunto, na próxima semana.

— A situação da falta de água é dramática. Se essa obra não for concluída até outubro, nós vamos ter um colapso no sistema de abastecimento de água na região metropolitana de Fortaleza. Essa crise vai se estender até Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco — finalizou Eunício.

O ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional; Grace Mendonça, da Advocacia-Geral da União; os governadores do Ceará, Camilo Santana; da Paraíba, Ricardo Coutinho; do Rio Grande do Norte, Robinson Faria; e de Pernambuco, Paulo Câmara, também participaram do encontro com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Da Assessoria da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)