Hélio José lamenta saída de Trump do Acordo de Paris sobre o Clima

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/06/2017, 18h40

Em pronunciamento nesta quinta-feira (8), o senador Hélio José (PMDB-DF) comentou o anúncio feito pelo presidente norte-americano Donald Trump da saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris sobre o Clima. Hélio José lembrou que a iniciativa foi tomada em uma data muito próxima ao dia 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na avaliação do senador, a saída dos Estados Unidos é um retrocesso e não há como mensurar o impacto que esta decisão terá no mundo inteiro. Ele ressaltou ainda que governadores, prefeitos, reitores de universidades e membros da sociedade civil norte-americana assinaram um protesto e afirmaram que vão continuar seguindo as regras do Acordo de Paris.

Segundo Hélio José, o que se faz com a natureza tem repercussão direta na vida humana. Para ele, os homens hoje pagam o preço pelos erros cometidos no passado.

— Pagamos hoje, de certa forma, pelos erros de gerações passadas que, muitas vezes, por simples falta de conhecimento, não foram sábias no uso dos recursos naturais. E temos o aquecimento solar, a poluição, as chuvas ácidas, energia cara com o uso de hidrocarbonetos, e outros tipos de energias que poderiam ser evitadas, já que temos energia em abundância, as energias renováveis, como a fonte solar, que no Brasil são pouco exploradas — ponderou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)