Dário Berger relata estragos causados por chuvas em Santa Catarina

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/06/2017, 16h44

Em pronunciamento nesta quinta-feira (8), o senador Dário Berger (PMDB-SC) lamentou as consequências das fortes chuvas que atingem o estado de Santa Catarina há duas semanas.

Segundo ele, quase 30 mil pessoas foram atingidas em 91 municípios, especialmente no Alto Vale do Itajaí e na serra catarinense.

Dário Berger lembrou que fatos como esse ocorrem com frequência em Santa Catarina e, por isso, cobrou a modernização da defesa civil para permitir que os estragos sejam minimizados no futuro.

O senador informou, ainda, que, na próxima segunda-feira, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visitará o estado para verificar os estragos provocados pela chuva.

Reforma tributária

Dário Berger também ressaltou a importância do governo realizar a reforma tributária, na sua opinião a mais importante de todas. Para o senador, é preciso distribuir eficientemente os recursos arrecadados com a cobrança dos impostos.

Ele ainda defendeu a desburocratização do estado, para que problemas envolvendo o pagamento ou cobrança de tributos sejam rapidamente resolvidos.

— O fato é que o dinheiro não chega aos cofres da União exatamente por questões conjunturais, que precisam ser vistas com outros olhos pelo governo federal. Nós precisamos aprimorar os nossos métodos, adquirir novos equipamentos, se for preciso, com o avanço da tecnologia que nós temos hoje, para que essa disputa frenética entre aqueles que precisam recolher os seus impostos e a União, que precisa dos impostos, efetivamente receba os recursos em tempo real — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)