Humberto Costa critica aliados de Temer no Congresso e apoio do PSDB ao governo

Da Redação e Da Rádio Senado | 07/06/2017, 18h15

O senador Humberto Costa (PT-PE) contestou os aliados do presidente Michel Temer no Congresso que, segundo afirmou, tentem demonstrar que o país vive um clima de normalidade. Para o senador, o clima é de pré-convulsão social. Em sua avaliação, o presidente da República está acuado, tenta comprar apoio de parlamentares e declarou guerra contra a Polícia Federal, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

O senador lamentou ainda que o governo tente aprovar à força as reformas que prejudicam o trabalhador. Mas, para ele, o placar apertado da votação da reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Econômicos mostra que o Planalto terá dificuldades.

Humberto Costa também criticou o PSDB por ainda apoiar Temer, sendo a última esperança do presidente para se manter no cargo. Ele afirmou que o país vive hoje um momento parecido com o de 33 anos atrás, quando também lutou pela saída de um governo indesejado e pediu eleições diretas.

- Hoje, o levante é contra um governo de facínoras, que assumiu a revelia do povo e hoje vive o seu ocaso, rejeitado por mais de 97 por cento da população brasileira. Mas é um governo que, cambaleante, caminha, ainda que trôpego, levando país junto com ele para o abismo - afirmou.

Farmácia popular

Humberto Costa também criticou o governo por promover o desmonte do programa Farmácia Popular.

Uma das vertentes do programa previa desconto na aquisição de medicamentos para 110 doenças, mas esse número caiu para 42, disse o senador.

A outra vertente, acrescentou Humberto Costa, envolve as farmácias próprias do Ministério da Saúde, que vendem todos os medicamentos com até 90% de desconto e que devem fechar as portas até o final de agosto.

- Eram mais de 530 farmácias. O governo Temer quer fechar todas essas farmácias, dizendo que as prefeituras não têm como manter o seu funcionamento - lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)