Otto Alencar destaca passagem do Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras

Da Redação | 06/06/2017, 17h16

O senador Otto Alencar (PSD-BA) destacou, em entrevista à Rádio Senado, a importância do Dia Nacional de luta contra as queimaduras, celebrado em seis de junho, e defendeu mais iniciativas governamentais para diminuir os casos de queimaduras no país.

— O importante seria que os governos tanto a nível estadual como federal, pudessem criar um programa mostrando aos pais, aos jovens a maneira de se prevenir as queimaduras, que realmente superlotam os hospitais.

O Dia Nacional de Luta contra Queimaduras foi criado por meio de um projeto de lei do Senado (PLS 354/1999), é celebrado em seis de junho, mês em que muitas pessoas são vítimas desse tipo de acidente por causa do uso de fogos de artifícios em festas juninas.

As queimaduras são feridas traumáticas causadas por calor, eletricidade, produtos químicos ou radioativos. Elas atingem os tecidos de revestimento do corpo, e podem ser classificadas em primeiro, segundo ou terceiro grau, de acordo com a profundidade e tamanho da lesão.

Uma proposta da Câmara (PLC 13/2017), em análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), prevê que estabelecimentos de saúde sejam obrigados a notificar os casos de atendimentos que envolvam acidentes de crianças e adolescentes, como, por exemplo, queimaduras. O relator da matéria é o senador Eduardo Amorim (PSDB-SE).

De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos um milhão de pessoas sofrem queimaduras por ano. Mas a maioria dos casos acontece em casa, com líquidos quentes ou inflamáveis, e principalmente com crianças. O objetivo da data é divulgar medidas preventivas necessárias para a redução destes acidentes, como ressaltou o sargento André Rodrigues, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

— É um tipo de acidente que é muito prevenível. A prevenção não foi suficiente, a pessoa se queimou? O procedimento básico é: lavar o local com água limpa, não passar absolutamente nenhum tipo de produto e procurar um médico especialista — orienta.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)