CRE sabatina diplomatas indicados para representar o Brasil na Unesco e em Belize

Da Redação | 06/06/2017, 12h28

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina nesta quinta-feira (8) os diplomatas Maria Edileuza Fontenele Reis, indicada ao cargo de delegada permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e Luciano Helmold Macieira, indicado para o cargo de embaixador do Brasil em Belize. Os relatórios das duas indicações foram lidos na reunião da comissão da última quinta-feira (1º).

Após as sabatinas, os senadores devem analisar três acordos internacionais. O primeiro deles é o Acordo para Integração Fronteiriça entre Brasil e o Peru na Área de Telecomunicações (PDS 16/2017), assinado em Lima, em 11 de novembro de 2013. A matéria foi relatada pelo senador José Medeiros (PSD-MT) e recebeu parecer favorável.

O segundo acordo na pauta é o que trata de assistência mútua administrativa em matéria aduaneira entre Brasil e Turquia, celebrado em Brasília em 27 de maio de 2010 (PDS 45/2017). A relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), é favorável à aprovação.

Também na pauta o PDS 99/2017, de autoria da própria comissão, que aprova o texto do Ato Constitutivo do Instituto Pan-Americano de Geografia e História (IPGH), aprovado por meio de resoluções da VI Conferência Internacional Americana, concluída em Havana, em 20 de fevereiro de 1928. A matéria teve como relator o senador Cristovam Buarque (PPS-DF), favorável à aprovação.

A reunião está marcada para 9h, no Plenário 7 da Ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)