Armando Monteiro lamenta enchentes em Pernambuco e pede construção de barragens

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/06/2017, 17h15

O senador Armando Monteiro (PTB-PE) afirmou nesta terça-feira que as enchentes em seu estado já deixaram mais de 55 mil pessoas desabrigadas e desalojadas. Segundo ele, Pernambuco também contabiliza mortes e sofreu expressivos prejuízos materiais.

De acordo com o senador, a bancada de Pernambuco se colocou acima de divergências políticas e tem atuado junto aos governos estadual e federal para levar um mínimo de assistência aos atingidos. Armando Monteiro também afirmou que as ações da defesa civil estadual foram executadas de forma bem coordenada e têm atingido bons resultados.

O senador porém declarou que esta tragédia poderia ter sido evitada se as obras do sistema de barragens do Rio Una tivessem sido concluídas. Apesar de terem começado em 2010, apenas a barragem de Serro Azul já ficou pronta.

De acordo com Armando Monteiro, graças à barragem foi possível conter 80 milhões m³ de água. Mas a tragédia teria sido menor se as outras cinco barragens também já estivessem em funcionamento, avaliou o senador.

— Eu entendo que, evidentemente, os recursos, muitas vezes, não se multiplicam. Mas o fato é que poderíamos ter dado um sentido de prioridade mais efetivo, de modo a, pelo menos, termos concluído mais duas destas cinco unidades —disse Armando Monteiro, referindo-se às barragens.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)