Requião elogia plataforma econômica de candidato trabalhista inglês

Da Redação | 01/06/2017, 14h51

Em pronunciamento nesta quinta-feira (1º), o senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou a gestão econômica do governo Michel Temer, que classificou de neoliberal, com suas políticas de austeridade e corte de gastos. Como contraponto, ele citou o exemplo de Jeremy Corbyn, candidato trabalhista ao cargo de primeiro ministro da Grã-Bretanha, que, segundo as últimas pesquisas, obterá votação expressiva, por defender compromissos contrários aos apresentados pelos governantes neoliberais.

Corbyn e os trabalhistas, segundo Requião, obtiveram maior apoio ao “agitarem a bandeira vermelha” propondo reestatizar ferrovias, empresas de energia, elevar o orçamento para a saúde e a educação, cancelar a cobrança de taxas de universidades públicas e, principalmente, aumentar os impostos de quem ganha mais de R$ 25 mil por mês, podendo chegar até mesmo a 50% da renda. Isso, a seu ver, permitiria a Corbyn elevar os gastos públicos, numa política totalmente contrária ao que se prega no Brasil e é praticado por Temer e a equipe econômica.

— É um alento ver no centro promotor da desgraça neoliberal o avanço de uma proposta antiausteridade. Proposta que recupera o papel insubstituível do Estado, quer alavancando investimento, quer incrementando as públicas de educação, saúde e transporte. Como é um alento ver o partido trabalhista inglês de volta à tradição social-democrata depois do desastre de Tony Blair e Gordon Brown, mas parece que esses ares não refrescam a cabeça dura e insensível dos nossos liberais — lamentou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)