Pauta Feminina debate empoderamento de meninas e desenvolvimento sustentável

Da Redação | 25/05/2017, 07h58

A Procuradoria da Mulher do Senado promove nesta quinta-feira (25), a partir das 10h, mais uma edição do Pauta Feminina, evento que abre espaço para debater as questões de interesse das mulheres. O tema desta vez é “Empoderamento de Meninas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Participam do debate representantes do Plan International Brasil, do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Infância (Unicef) e do Instituto Indica, com mediação da deputada Prof. Marcivânia (PCdoB-AP), integrante da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Agenda 2030

Entre os assuntos em foco, está um dos 17 objetivos estabelecidos pelos 193 estados membros das Nações Unidas para a nova agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o que prevê a promoção da Igualdade de Gênero e o empoderamento de meninas e mulheres.

Para que esse objetivo se cumpra, os movimentos em defesa dos direitos da mulher consideram importante acelerar o processo com ações efetivas para que o enfoque de gênero seja um eixo central na formulação das políticas públicas.

O objetivo do debate no Legislativo é enfatizar a corresponsabilidade de todos os agentes sociais no alcance dessas metas no menor tempo possível, lembrando que nenhum desenvolvimento é possível se não inclui o empoderamento de meninas e mulheres.

Deverão estar presentes Claudia Vidigal, representante do Conanda e secretária nacional para a Promoção dos Direitos das Crianças e Adolescentes; Gabriela Mora, do programa Cidadania dos Adolescentes do Unicef; Viviana Santiago,  Gerente Técnica de Gênero da Plan International Brasil; Heloisa Oliveira,  representante da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Fundação Abrinq e membro da Comissão em representação da Sociedade Civil; Gina Vieira Ponte de Albuquerque, professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e idealizadora do projeto Mulheres Inspiradoras.

Outra participante é Laís Rodrigues de Almeida, 17 anos, recém-ingressa no curso de Engenharia, que foi aluna do Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia (DF) e atua como professora de musicalização para crianças. Ela também ensina artes visuais e História no aulão preparatório para vestibulares promovido pela escola.

Lançamento de livro

Na abertura do Pauta Feminina desta quinta-feira, será lançado o livro Ser Menina no Brasil Contemporâneo - Marcações de Gênero em Contexto de Desigualdade, organizado por Benedito dos Santos Rodrigues e Lêda Gonçalves de Freitas, do Instituto Indica

Segundo os organizadores, “as temáticas abordadas são as percepções das próprias meninas sobre os significados de ser  menina no Brasil Contemporâneo e a construção de gênero no espaço doméstico e escolar. Além disso, a percepção que as próprias meninas têm dessas marcações, relacionamentos afetivos, trabalho infantil, imbricações de gênero na violência psicológica, física, sexual, representação das meninas sobre os meninos e orientação sexual”.

O Instituto Indica coordenou a publicação do livro com o intuito de aprofundar a pesquisa sobre a realidade das meninas no Brasil, realizada pela Plan Internacional Brasil, e de atualizar um outro estudo feito pelo Unicef no início dos anos 90, que deu origem ao livro “Quem Mandou Nascer Mulher”? No estudo de 2014, que também teve colaboração do Instituto, constatou-se que a desigualdade de gênero começa na infância e se perpetua nos ciclos de vida posteriores e, por isso, é importante criar um marco teórico consistente que apoie as instituições a planejar ações para a promoção da igualdade de gênero com um enfoque geracional.

A expectativa é de que o livro cumpra com a finalidade de subsidiar o agendamento acadêmico referente à temática de gênero e à infância e contribua para a construção de pontes entre a pesquisa acadêmica e a proposição de políticas públicas com vistas ao enfrentamento das discriminações de gênero e a melhoria de vida das meninas no Brasil e no mundo.

O Pauta Feminina desta quinta-feira será no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal. Os interessados poderão acompanhar pela internet: http://bit.ly/2rcaQZf.

Com informações da assessoria de imprensa da Procuradoria Especial da Mulher no Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)