Lido em Plenário requerimento para instalação da CPI do BNDES

Da Redação | 24/05/2017, 20h09

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, leu em Plenário nesta quarta-feira (24) requerimento para criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O pedido teve como primeiro signatário o senador Roberto Rocha (PSB-MA) e reuniu mais de 30 assinaturas, que ainda precisam passar pela conferência da Mesa do Senado.

A CPI contará com 13 integrantes titulares e sete suplentes e terá prazo de 180 dias, prorrogáveis pelo mesmo período, para apurar os créditos concedidos no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais, em especial a linha de financiamento específica para internacionalização de empresas a partir de 1997.

Foi essa linha de crédito do BNDES que permitiu aos irmãos Wesley e Joesley Batista, donos da JBS, internacionalizar a empresa a partir de 2007. Além do financiamento à empresa, o BNDES comprou uma participação na JBS por meio da BNDESpar — braço do banco estatal que compra participações em empresas.

Agora, os líderes partidários precisam fazer as indicações dos nomes que participarão da CPI para que ela seja instalada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)