Roberto Rocha anuncia ter 35 assinaturas para CPI do BNDES

Da Redação | 23/05/2017, 20h00

O senador Roberto Rocha (PSB-MA) anunciou em Plenário que vai protocolar nesta quarta-feira (24) requerimento para a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar irregularidades nos empréstimos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O senador quer apurar os créditos concedidos no âmbito do programa de globalização das companhias nacionais, em especial, a linha de financiamento específica para internacionalização de empresas a partir de 2007.

Foi essa linha de crédito do BNDES que permitiu aos irmãos Wesley e Joesley Batista, donos da JBS, internacionalizar a empresa a partir de 2007. Além do financiamento à empresa, o BNDES comprou uma participação na JBS por meio da BNDESpar – braço do banco estatal que compra participações em empresas.

Roberto Rocha afirmou já ter conseguido 35 assinaturas para apresentação do requerimento. Para ser criada uma CPI são necessárias as assinaturas de 27 senadores.

— Esse requerimento está à disposição dos senadores que ainda queiram dar apoiamento à proposta e será protocolado na sessão desta quarta — disse Roberto Rocha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)