Líder do PT quer mais debates sobre a reforma trabalhista

Da Redação | 17/05/2017, 19h54

A líder do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), declarou nesta quarta-feira (17) em Plenário, que solicitará mais audiências públicas para debater a reforma trabalhista (PLC 38/2017). Para a parlamentar, a ausência da maioria dos senadores na sessão temática que debatia a reforma trabalhista ontem (16), e o fato da audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) que tratava reforma, acontecer ao mesmo tempo que a sessão no Plenário, prejudicou o debate.

Segundo Gleisi, a pressa para debater o assunto pode gerar maus resultados.

— Quando pedimos audiências públicas nessa Casa, para que elas não se façam de forma corrida, para que elas se façam nos horários das comissões, é exatamente para que a gente possa discutir a matéria. Não tem sentido a Comissão de Assuntos Econômicos fazer uma audiência pública no horário em que estamos fazendo sessão no Plenário. Por quê? Por que querem agilizar a matéria? Por que querem empilhar todas as audiências públicas em apenas uma semana? — questionou.

A líder do PCdoB, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), lembrou que solicitou ao presidente da CAE, Tasso Jereissati (PSDB-CE), que as audiências acontecessem no dia e horário das reuniões da comissão. A parlamentar também defendeu que houvesse mais debates sobre o projeto. Para ela, é necessário que aconteça um debate intenso sobre a reforma trabalhista, e que o projeto não seja aprovado como veio da Câmara dos Deputados.

— Os absurdos desse projeto são muitos. Eu não vejo a possibilidade de esta Casa aprovar o projeto tal qual veio. Se nós queremos modernizar as relações do trabalho, se nós queremos melhorar a capacidade financeira do país, as finanças públicas do país e se nós queremos aumentar a produtividade, não é com esse projeto, porque esse projeto faz exatamente o inverso — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)