Audiência com o ministro do Turismo em comissão é adiada

Da Redação | 17/05/2017, 11h21

A audiência pública com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), marcada para esta quarta-feira (17), foi adiada. A presidente da comissão, senadora Fátima Bezerra (PT-RN), sugeriu o dia 30 de maio como nova data para o debate. O motivo do adiamento é a Marcha dos Prefeitos a Brasília, que sobrecarregou a agenda do ministro.

A senadora disse que Marx Beltrão pediu o adiamento, mas que se colocou à disposição, caso a comissão não quisesse adiar a reunião. No entanto,  a senadora julgou sensato adiar, por considerar a agenda com os prefeitos importante. O ministro falaria das ações da pasta que comanda para os próximos dois anos e também da abertura de 100% do capital das companhias aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro.

Economia Criativa e Festas Juninas

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) solicitou à presidente da CDR para adiantar a data do seminário sobre Economia Criativa, que debaterá a cadeia produtiva do São João brasileiro. Segundo a senadora, o mês de junho é um momento oportuno para o debate.

- É um momento extremamente rico para que nós possamos debater essa questão já que já entramos no mês do São João. A partir do dia 13, o Nordeste inteiro começa a ter festas juninas, que se iniciam com a festa do Santo Antônio - disse Lídice.

Fátima Bezerra sugeriu o dia 7 de junho para a realização do seminário sobre Economia Criativa. A presidente da comissão disse que convidou representante da Secretaria de Turismo de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para participar da audiência.

Obras do São Francisco

Fátima Bezerra comentou ainda sobre um ofício que a comissão recebeu do Ministério da Integração Nacional sobre as obras do eixo norte da Transposição do rio São Francisco. De acordo com o documento, as obras ainda estão paralisadas pois dependem de decisão judicial para prosseguirem. A senadora manifestou seu descontentamento e informou que a comissão fará duas audiências públicas sobre o tema nos dias 8 e 9 de junho, no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

- Além dos senadores e senadoras, nós vamos convidar a Igreja, a representação do sindicato de trabalhadores e trabalhadoras rurais desses estados, as câmaras municipais, os prefeitos e prefeitas, representantes das entidades empresariais. Enfim, nós queremos, com essas audiências públicas, promover uma forte e boa mobilização social dessas regiões, com o intuito, claro, de pressionarmos para que essa obra seja retomada o mais breve possível - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)