Comissão de Assuntos Econômicos aprova empréstimos para Manaus e Joinville

Da Redação | 16/05/2017, 12h50

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (16), duas autorizações para operações de crédito externo que beneficiarão as cidades de Manaus, no Amazonas, e Joinville, em Santa Catarina. Em Manaus, o dinheiro beneficiará a educação, com abertura de creches e escolas públicas, e, em Joinville, servirá para a revitalização ambiental e urbana. As duas mensagens foram aprovadas com pedido de urgência e devem ser votadas nesta terça-feira no Plenário.

A operação de crédito externo entre Manaus e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) será de até US$ 52 milhões e seus recursos serão destinados a financiar parcialmente o projeto de expansão e melhoria educacional da rede pública municipal. O relatório favorável foi feito pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM), autor do pedido de urgência, afirmou que o financiamento possibilitará a abertura de 6,5 mil novas vagas para a pré-escola e 1,2 mil vagas em creches, com a construção de 7 creches, 13 centros municipais de educação infantil e 13 escolas de ensino fundamental.

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou que a construção de creches é fundamental para Manaus, cidade que oferece menos vagas nessas instituições para as crianças. O senador Omar Azis (PSD-AM) também louvou a aprovação do empréstimo e questionou se o dinheiro também servirá para substituir escolas alugadas em situação de degradação em Manaus. Eduardo Braga confirmou que parte dos recursos terá esse destino.

Revitalização

No caso de Joinville, o empréstimo, também junto ao BID, terá o valor de US$ 70 milhões para financiamento parcial do projeto Viva Cidade 2- Revitalização Ambiental e Urbana. O programa prevê  a pavimentação de ruas e ações de drenagem na cidade, como forma de minimizar os impactos provocados por inundações na área urbanizada. As obras serão concentradas na bacia dos rios Cachoeira e Piraí, em benefício de 225 mil pessoas que moram no local. Os recursos também serão usados na implantação do Parque Recreativo e de Lazer Piraí.

A mensagem foi relatada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e foi aprovada também com o pedido de urgência para deliberação do Plenário, feito pelo senador Dalírio Beber (PSDB-SC). Dalírio afirmou que as obras contemplarão praticamente um terço da população de Joinville.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)