Lúcia Vânia elogia criação da Base Nacional Comum Curricular

Da Redação e Da Rádio Senado | 10/05/2017, 21h00

A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), destacou nesta quarta-feira (10) alguns pontos da Base Nacional Comum Curricular, que está em elaboração pelo governo federal. Segundo ela, a participação da sociedade tem feito diferença na construção do texto.

Lúcia Vânia afirmou que a educação básica brasileira precisa desse tipo de orientação. Ela acrescentou que o documento é resultado de encontros de educadores e representantes da sociedade civil, ocorridos em todos os estados.

A parlamentar informou ainda que, na versão inicial, foram acolhidas 12 milhões de sugestões. O Ministério da Educação entregou em abril deste ano a terceira versão, sem incluir as bases do ensino médio, que ficarão em um documento separado.

Para Lúcia Vânia, são necessários avanços na educação brasileira para incluir temas que já fazem parte da vida do país, como as questões de gênero, por exemplo.

— Em um mundo marcado pela diferença entre os sexos e pelo recalque que muitos segmentos aplicam a quem possui orientação sexual não convencional, este é um desafio aberto para a escola e para as famílias, dado que para o Poder Legislativo já não causa tanto embaraço — frisou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)