Eduardo Lopes anuncia que dívida do Rio de Janeiro com o BNDES será renegociada

Da Redação | 10/05/2017, 20h55

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) anunciou nesta quarta-feira (10) que a dívida do município do Rio de Janeiro (RJ) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) referente aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 será renegociada. Segundo ele, a presidente do banco, Maria Silvia Bastos Marques, confirmou o início dos trâmites ao prefeito Marcelo Crivella.

- Ele [Crivella] pediu o espaço para não pagar as parcelas deste ano e do outro, e depois pagar, sem mudar a data final do contrato. Já está fazendo a lição de casa, cortou secretarias e nomeações, está fazendo um governo de austeridade. Hoje chegou a mensagem de que o BNDES irá renegociar – celebrou

Eduardo Lopes disse que ele e Crivella vinham percorrendo uma “via crucis” por diversos órgãos do governo federal, como o Ministério da Fazenda, a Caixa Econômica Federal e o próprio BNDES, para obter ajuda para aliviar a situação fiscal do Rio de Janeiro. Segundo o senador, o objetivo é impedir que o município siga o mesmo caminho do estado, com dificuldade para fechar as contas e pagar servidores e sem poder de investimento.

A atuação de Crivella na prefeitura também foi elogiada por Eduardo Lopes. Para ele, o prefeito tem enfrentado todas as “atribulações” e agido com responsabilidade. Lopes lamentou que muitos governantes pelo Brasil tenham seguido um modelo de “desleixo” com a coisa pública, que levou a desestruturação e carência de recursos para a população. Ele ressaltou que esse não é o caso de Crivella.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)