Pedro Chaves comemora lançamento de satélite para defesa e comunicações estratégicas

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/05/2017, 20h01

O Satélite Geoestacionário Brasileiro de Defesa e Comunicações Estratégicas, lançado na última quinta-feira (4), deve ampliar a cobertura da internet de banda larga, em especial nas regiões de difícil acesso, observou nesta terça-feira (9) o senador Pedro Chaves (PSC-MS).

Para o senador, não é exagero afirmar que o novo satélite representa uma das maiores conquistas do povo brasileiro no setor de tecnologia. Pedro Chaves anunciou também que é o primeiro integralmente controlado pelo governo brasileiro.

Além de ampliar o acesso à internet, disse Pedro Chaves, o satélite possibilitará um reforço na segurança nacional, uma vez que será usado para a vigilância das fronteiras e do espaço aéreo.

— Estou certo de que com a execução desse projeto, o Brasil estará conectado com o futuro, mas também na área militar temos avanços espetaculares. Em primeiro lugar porque o satélite utiliza a banda X, faixa que destina exclusivamente ao uso militar e que por isso tornará as comunicações estratégicas e militares do governo brasileiro muito mais protegidas e seguras.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)