Dia Internacional da Mãe Terra será tema de debate na CDH

Da Redação | 09/05/2017, 12h02

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) promove nesta quinta-feira (11) audiência pública interativa para debater o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado em 22 de abril. A data foi escolhida pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para lembrar a interdependência entre seres humanos e os ecossistemas terrestres e a responsabilidade do homem de viver em harmonia com a natureza.

A discussão é uma iniciativa da presidente da comissão, senadora Regina Souza (PT-PI), que, ao justificar o pedido da audiência, citou o Papa Francisco na Encíclica ”Laudato Si”, que pediu cuidado com a terra. Na encíclica, Francisco adverte: “Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do uso irresponsável e do abuso dos bens que Deus nela colocou”.

Regina Souza lembrou ainda que para os povos indígenas e populações tradicionais, a consciência de que a Mãe Terra garante nossa existência é percebida no cotidiano, o que não acontece com os moradores de grandes metrópoles, que perderam essa percepção por estarem distantes da natureza.

— É fundamental que esse debate continue nesta Casa cuja elaboração legislativa deve estar sintonizada com a preocupação mundial com o meio-ambiente — argumentou a senadora.

Para debater o assunto foram convidados o embaixador da Bolívia no Brasil, José Kinn Franco; o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Leonardo Ulrich Steiner, o professor da Universidade de Brasília Pedro Zuchi e o jornalista Beto Almeida.

A audiência pública será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Quem tiver interesse em participar com comentários ou perguntas pode enviá-los por meio do Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania) e do Alô Senado, através do número-0800612211.

A audiência terá início às 9h30, no Plenário 6 da Ala Nilo Coelho.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)