Ângela Portela está precupada com a alta migração de venezuelanos a Roraima

Da Redação e Da Rádio Senado | 09/05/2017, 16h45

A senadora Ângela Portela (PDT-RR) alertou nesta terça-feira (9) sobre o aumento do fluxo migratório de venezuelanos para o Brasil, especialmente para o estado de Roraima.

A parlamentar apresentou números que mostram o tamanho da imigração. Se em 2014 houve nove pedidos de refúgio apresentados por cidadãos da Venezuela, até 5 de maio deste ano foram 8.231 solicitações de refúgio.

Essa onda migratória tem, segundo Ângela, trazido graves problemas para o estado, especialmente para as cidades de Boa Vista e Pacaraima. Ela relatou que em quase todos os semáforos da capital há venezuelanos vendendo mercadorias ou mendigando. Há ainda reflexos negativos no sistema de saúde do estado e aumento da prostituição.

A senadora ressaltou ainda que o governo federal tem ignorado a situação.

— Quero aqui reforçar que não foram poucas as vezes em que o governo do estado pediu socorro. Pediu ajuda do governo federal na tentativa de suprir, principalmente, a demanda de saúde pública. O ministro da Saúde esteve lá em Roraima, visitou o hospital Délio Tupinambá, mas lamentavelmente, nada de concreto aconteceu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)