Comissão de combate à violência contra mulheres marca instalação

Da Redação | 08/05/2017, 09h19

A Comissão Mista de Combate à Violência contra as Mulheres tentará na próxima quarta-feira (10) a instalação e eleição da presidência dos trabalhos para o biênio 2017-2018. A tentativa mais recente de instalação ocorreu na última quarta-feira (3), mas a discordância entre os partidos em torno da presidência do colegiado provocou uma discussão entre as deputadas Luizianne Lins (PT-CE) e Laura Carneiro (PMDB-RJ), e a reunião caiu.

O PMDB da Câmara dos Deputados trabalha pela indicação da deputada Elcione Barbalho (PA) para o cargo. A senadora Ana Amélia (PP-RS) abordou o tema em entrevista à Rádio Senado, concedida após a reunião.

— Houve um desentendimento entre as deputadas e a presidente achou por bem fazer o adiamento para que os ânimos exaltados se desanuviassem. Que a gente possa então na próxima quarta-feira continuar estes trabalhos da maneira tranquila como deve ser — disse, ressaltando que a temática é uma das mais relevantes para as mulheres do país.

Com o adiamento, também ficou para quarta-feira a apresentação do relatório de atividades da comissão no ano de 2016, fruto dos trabalhos da senadora Simone Tebet (PMDB-MS), que preside o colegiado desde 2015, e da relatora Luizianne Lins.

Violência e racismo

Também deverão ser apresentados os dados do Observatório da Mulher contra a Violência (OMV). De acordo com esse estudo, em 2014 houve 4,6% de assassinatos para cada 100 mil mulheres no país e do total das vítimas, 62% eram negras ou pardas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)