Ana Amélia cobra reconhecimento público de erro da Procuradoria da Fazenda

Da Redação e Da Rádio Senado | 08/05/2017, 17h55

A senadora Ana Amélia (PP-RS) lamentou equívoco da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, que divulgou lista, na semana passada, em que o nome dela aparece como se fosse devedora de tributos à União. Constatou-se, informou a senadora, que a devedora não era ela, que se chama Ana Amélia Lemos, mas uma candidata a vereadora do Rio de Janeiro: Ana Amélia Moscoso de Mello Franco.

A senadora disse ter recebido um telefonema com pedido de desculpas do Procurador-geral da Fazenda Nacional, Fabrício Da Soller. Mas ela cobrou que o órgão divulgue uma nota, reconhecendo o erro de tê-la identificado como uma das devedoras.

— Eu, como votei contra a lei de abuso de autoridade, não vou, mas poderia entrar com uma ação de dano moral por essa divulgação que, sem dúvida, mancha. E para recuperar uma divulgação dessa natureza, é difícil, é muito difícil — afirmou a senadora em Plenário, nesta segunda-feira (8).

A lista da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional também foi publicada no site O Antagonista, disse a senadora, que posteriormente corrigiu a informação equivocada. Ana Amélia ainda observou que ter uma dívida, por si, não é crime, e que discutir dívidas, mesmo com o fisco, também é legítimo. Mas que esse não é o caso dela.

Lula

Ana Amélia também se disse alarmada com a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que, caso fosse eleito novamente para a Presidência da República, mandaria prender juiz e procuradores que atuam na operação Lava Jato. A afirmação, disse a senadora, foi feita em um congresso do PT, ocasião em que Lula também teria dito que mandaria calar a boca de jornalistas. Para Ana Amélia, Lula ignora que vive numa democracia e fala como se estivesse na Venezuela.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)