Senadores destacam perfil concilador de Lomanto Júnior

Da Redação | 04/05/2017, 12h56

Em sessão especial do Senado realizada nesta quinta-feira (4) para homenagear o ex-senador e ex-governador da Bahia Antônio Lomanto Júnior pelos 49 anos de vida pública, senadores e convidados destacaram o perfil conciliador e a capacidade gerencial do político baiano, que morreu em novembro de 2015 aos 90 anos de idade.

Antônio Lomanto Júnior nasceu em 1924 em Jequié (BA). Mesmo com a formação em odontologia, ingressou ainda jovem na carreira política. Foi prefeito de sua cidade três vezes, governador da Bahia, deputado estadual, deputado federal e senador pela Bahia de 1979 a 1987, primeiro pela Arena e depois pelo PFL.

À frente do Governo da Bahia de 1963 a 1967, foi responsável por uma série de obras de infraestrutura como rodovias e pontes que ajudaram a integrar a capital ao interior e a outros estados.

Autor do pedido de realização da solenidade, o senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que Lomanto Júnior se destacou tanto como administrador quanto como negociador. Para o parlamentar, o momento de dificuldades sociais e econômicas pelas quais passa o Brasil exigem moderação, traço típico da personalidade de Lomanto Júnior. Segundo Otto, o ex-governador "sempre foi dócil, mas firme em suas decisões":

-  Lomanto era um grande pacificador.  Se a solução não vier de moderados como Lomanto, não virá de exaltados – avaliou.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que Lomanto foi governador num período complicado da política brasileira, mas soube, com seu perfil agregador, garantir avanços no estado:

- Lomanto assumiu o governo em um momento delicado, do golpe militar, período que apresenta diversidades maiores do que as comuns. Era uma figura que circulava em todos os lados da política baiana e soube unir – assinalou.

Estiveram presentes à sessão realizada no Plenário do Senado familiares e políticos. Um de seus cinco filhos, o ex-deputado federal Leur Lomanto,  lembrou que o ex-governador era conhecido pelo carisma e pela forma afetuosa com que tratava a todos.

- Era um político para servir e não para ser servido – ressaltou.

Municipalismo

Assim como os senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), o ministro-chefe da Secretaria de Governo,  Antonio Imbassahy, registrou que Lomanto Júnior foi relevante não apenas na política da Bahia, mas também do país. O ex-governador tinha como principal bandeira o municipalismo, defendendo maior protagonismo dos municípios.

- Uma de suas muitas marcas foi a defesa da causa municipalista. Ele defendia que só teríamos um país forte se os municípios fossem fortalecidos – disse Imbassahy.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)