Humberto critica ação do governo para aprovar reforma da Previdência na Câmara

Da Redação | 04/05/2017, 13h41

O senador Humberto Costa (PT-PE) classificou de “negociata escandalosa” a busca de apoio do governo de Michel Temer à aprovação da proposta de reforma da Previdência, na quarta-feira (3), na Comissão Especial da Câmara dos Deputados.

- Ao que se comenta, houve uma negociata escandalosa de verbas públicas, emendas parlamentares e cargos para que os deputados pudessem aprovar essa medida. Quem se negou teve aliados exonerados [de cargos do governo] e emendas bloqueadas – afirmou Humberto Costa em Plenário nesta quinta (4).

O petista avaliou a reforma como injusta, “por jogar nas costas dos mais pobres o déficit histórico da Previdência”. Ao mesmo tempo em que considerou a proposta benéfica para as mulheres de maior renda, apontou a pressão sobre os trabalhadores rurais, que conseguiram retirar do texto o aumento do tempo de contribuição para 25 anos, mas que deverão ser obrigados a contribuir mensalmente.

Em aparte, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) também expressou sua revolta com o que considera "a reforma em cima dos trabalhadores mais pobres”.

- É um escândalo o que se vê no país – protestou Lindbergh, cobrando medidas duras também contra a parcela de maior renda da população brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)