José Medeiros aponta 'aparelhamento' na Educação e critica 'baderna'

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/05/2017, 20h30

O senador José Medeiros (PSD-MT) criticou nesta terça-feira (2) o que chamou de aparelhamento político-partidário, que seria exercido pelo Partido dos Trabalhadores, na estrutura do Ministério da Educação. O senador disse em Plenário que, pouco antes de seu afastamento, a ex-presidente Dilma Rousseff editou decreto agendando a Conferência Nacional de Educação para o primeiro semestre de 2018. José Medeiros entende que a antecipação do evento criou dificuldades para os entes federados e se destinava a criar mobilização para as eleições presidenciais.

Ele também criticou a mudança da composição do Fórum Nacional de Educação, promovida pelo governo Dilma, e o descumprimento de todas as metas educacionais pela gestão anterior. Segundo o senador, os objetivos do PT foram colocados à frente da educação dos brasileiros.

"Baderna"

José Medeiros também avaliou como ineficaz a greve geral de sexta-feira passada, porque, segundo ele, os promotores da paralisação — contrária às reformas trabalhista e previdenciária — se esforçaram para inflar o número de pessoas na rua. Ele criticou a violência dos manifestantes e os políticos que buscam insuflar a “baderna” e “demonizar” a polícia.

— E hoje vi aqui números de toda sorte: 40 milhões, ouvi até 50 milhões de pessoas na rua. Na verdade, me lembro aqui de um provérbio que diz o seguinte: 'Uma dama, quando precisa sair por aí dizendo que é dama, é porque não é'.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)