Comissão sabatina indicados às embaixadas do Brasil no Zimbábue e em Zâmbia

Da Redação | 02/05/2017, 18h06

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza, nesta quinta-feira (4), a sabatina de dois indicados a assumir embaixadas brasileiras no exterior: Colbert Soares Pinto Junior, indicado ao cargo de embaixador do Brasil na Zâmbia, e Ana Maria Pinto Morales, indicada a embaixadora brasileira na República do Zimbábue.

Colbert Soares, indicado para embaixador na Zâmbia, nasceu em Porto Alegre (RS), é graduado em História e ingressou na carreira diplomática em 1990. Entre as funções desempenhadas na Chancelaria destacam-se as de chefia na Divisão de Serviços Gerais, Subchefe do Gabinete do Ministro de Estado das Relações Exteriores e Chefe de Gabinete da Subsecretaria de Cooperação, Cultura e Promoção Comercial, cargo que ocupa até o momento.

Os principais produtos exportados pelo Brasil para a Zâmbia em 2016 foram: pneus, "dumpers" para transporte de mercadorias e aparelhos para pulverizar fungicidas/inseticidas. A quase totalidade das importações corresponde a produtos de borracha vulcanizada e circuitos para aparelhos elétricos.

Zimbábue

Ana Maria Pinto Morales, indicada para embaixada do Zimbábue nasceu no município de Santo Ângelo (RS), ingressou na carreira diplomática no ano de 1979 e, em 2006, tornou-se ministra de segunda classe por merecimento. Em 2009, passou para o quadro especial da carreira.

O Brasil estabeleceu relações diplomáticas com o Zimbábue em abril de 1980, no próprio dia da celebração da independência do país, e abriu embaixada residente em Harare em 1987. A disponibilidade brasileira em cooperar com o Zimbábue é muito bem vista pelas lideranças zimbabuenas. O então Primeiro-Ministro Morgan Tsvangirai chegou a dizer que seu país não teria “nada a aprender com as grandes potências e tudo a aprender com o Brasil”.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)