Comissão debaterá altas taxas de juros dos cartões de crédito

Da Redação | 02/05/2017, 10h18

As altas taxas de juros cobradas pelas principais bandeiras de cartões de crédito serão debatidas na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor nesta quarta-feira (3).  De acordo com dados do Banco Central, os juros rotativos são os maiores praticados no mercado de crédito. Em 2016, fecharam em 484,6% ao ano. A taxa está ligada, principalmente, ao risco de inadimplência. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão.

Desde abril, está em vigor a nova regra para pagamento da fatura do cartão de crédito. Após o prazo máximo de 30 dias do crédito rotativo, o consumidor poderá financiar por meio de uma linha de crédito parcelada pela operadora do cartão — obrigatoriamente — com melhores condições. Segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), na prática, uma dívida com taxas de juros que atualmente podem chegar a 490% ao ano é trocada por uma com taxa média de 160%.

Foram convidados para o debate o diretor-executivo da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Ricardo de Barros Vieira; o coordenador-geral de Consultoria Técnica e Processos Administrativos do Ministério da Justiça, Kleber José Trinta Moreira e Lopes; e a advogada de Relações Institucionais da Proteste Associação de Consumidores, Sonia Amaro.

A audiência será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Para isso, basta que os interessados mandem comentários ou perguntas por meio do Portal e-Cidadania (www.senado.leg.br/ecidadania) e do Alô Senado, através do número-0800612211.

A reunião está marcada para 9h, no Plenário 2 da Ala Nilo Coelho.

Tarifa social de água

Na segunda parte da reunião, os senadores têm uma pauta com 11 itens para votarem entre requerimentos e projetos de lei. Entre eles está o PLS 505/2013, que institui, em lei federal, a tarifa social de água e esgoto. De autoria do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), o projeto busca conferir “um mínimo de uniformidade nas tarifas cobradas das populações mais necessitadas”, uma vez que há discrepâncias entre programas que instituem a tarifa social de água e esgoto adotados em muitos estados e municípios.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)